By SRJ - ADM 22 de setembro de 2025
SOJA | A Agrodefesa informa que o vazio sanitário da soja se encerra nesta quarta-feira (24/9) em Goiás. O calendário oficial de semeadura está estabelecido pela Instrução Normativa nº 6/2024 da Agência. O documento determina que, a partir de 25 de setembro de 2025, é permitida a presença de plântulas emergidas no campo. A data final para semeadura é 2 de janeiro de 2026.
O vazio sanitário teve início em 27 de junho e totalizou 90 dias, período no qual não foi permitido manter plantas vivas de soja no campo. A medida, que vem sendo aplicada em Goiás desde 2006, é uma das mais eficazes estratégias para reduzir a incidência precoce da ferrugem asiática, uma das principais doenças da cultura no Brasil.
O calendário da soja no estado também determina que os produtores têm a obrigação de realizar o cadastro das lavouras no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago). O registro deve ser efetuado em até 15 dias após o término do calendário de semeadura, ou seja, até 17 de janeiro de 2026.
Fazem parte do cadastro informações da área plantada; sistema de plantio, se irrigado ou sequeiro; a cultivar utilizada; data do plantio e previsão da colheita; bem como as coordenadas geográficas da lavoura.
Em relação à semente, é preciso informar o CNPJ do fornecedor ou se a semente foi produzida pelo próprio agricultor. A Agrodefesa é responsável por fiscalizar a comercialização da semente, de modo a assegurar o sucesso da germinação e a produção agrícola.
Confira mais detalhes no nosso site: goias.gov.br/agrodefesa (link na bio).
#Agrodefesa #DefesaAgropecuária #Soja #FimdoVazioSanitário #Agricultura